sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Trânsito de SP recebe nota 2,8, revela pesquisa Ibope



Trânsito de SP recebe nota 2,8, revela pesquisa Ibope
População reprova lentidão e apresenta sugestões; cresce índice dos que usariam o transporte coletivo
Naiana Oscar, do Jornal da Tarde
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SÃO PAULO - Nem a restrição aos caminhões nem os pacotes anticongestionamento adotados pela Prefeitura de São Paulo desde o início do ano fizeram o paulistano melhorar a avaliação do trânsito na capital. Uma pesquisa do Ibope, encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo, revelou que, numa escala de zero a dez, o trânsito recebeu nota 2,8 - dois décimos a menos que a registrada em 2007.

Veja também:
Os resultados da pesquisa Ibope
Dossiê Estado: os números do trânsito na capital
Pesquisa mostra como os paulistanos se locomovem
Como alternativa, projetos incentivam a carona

No mesmo período, a pesquisa mostrou queda à rejeição dos moradores da capital ao uso dos transportes públicos. No ano passado, 21% dos entrevistados disseram que não usariam ônibus em hipótese nenhuma. Agora, o porcentual caiu para apenas 3%. No metrô, o recuo foi de 18% para 8% e na CPTM, de 19% para 11%."Isso é um sinal de que estamos perto da saturação", diz Horácio Figueira, consultor de trânsito e presidente da Associação Brasileira de Pedestres. "As pessoas estão demorando o mesmo tempo para fazer o trajeto de ônibus ou de carro." A pesquisa mostrou que o tempo do deslocamento do paulistano até o trabalho ou até a escola aumentou de uma hora e quarenta minutos para duas horas, no mesmo período.No levantamento, os entrevistados também tiveram oportunidade de indicar soluções para o caos no trânsito. As mais cotadas foram a construção de corredores de ônibus, a ampliação das linhas de metrô e o aumento na frota de coletivos. Entre os especialistas, há os que apóiam e os que discordam das sugestões da população.Para o consultor e especialista em inteligência estratégica Jorge Hori, todas essas medidas são "ilusórias" e não vão resolver o problema do trânsito na cidade. Segundo ele, os congestionamentos só vão diminuir quando as pessoas tiverem de se deslocar menos, morando mais perto do trabalho, por exemplo. "O aumento da frota de veículos é uma conseqüência da desordem no deslocamento e não uma causa."Figueira coloca-se como um defensor das pistas exclusivas para ônibus. Ele só mudaria um detalhe na sugestão dos paulistanos. Em vez de construir corredores, o poder público deveria investir em faixas para ônibus - "custam menos e são criadas com mais facilidade". "A sociedade sabe o que precisa mudar, tanto que priorizou os corredores e não o aumento da frota de ônibus", disse.O estudo foi apresentado ontem, no Dia Mundial Sem Carro, aos candidatos à Prefeitura. O Ibope ouviu 805 pessoas, com mais de 16 anos, entre 5 e 11 de setembro. Segundo a diretora-executiva do instituto, Márcia Cavallari Nunes, a proximidade das eleições pode ter influenciado as respostas. "Ano passado, os problemas não estavam sendo discutidos com tanta freqüência." A pesquisa tratou de temas como locomoção e poluição. A melhor avaliação foi para qualidade de vida:



Trânsito mata em média 4,3 pessoas por dia em São Paulo

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Trânsito mata em média 4,3 pessoas por dia em São Paulo
Em 2007, exatas 1.566 pessoas morreram no trânsito, um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior
Diego Zanchetta e Rodrigo Brancatelli, de O Estado de S. Paulo
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SÃO PAULO - Todos os dias, de segunda a segunda, mês a mês, o trânsito de São Paulo mata em média 4,3 pessoas e fere com alguma gravidade pelo menos outras 72. Uma "epidemia" que, na cidade, faz mais vítimas fatais que aids, insuficiência cardíaca, miocardiopatias, insuficiência renal, doenças de sangue e tuberculose e é quase idêntica às mortes por doenças do sistema nervoso ou mesmo homicídios. São 2 pedestres, 1,3 motociclista, 0,8 condutor/passageiro e 0,2 ciclista mortos. Todos os dias.

Em 2007, exatas 1.566 pessoas perderam a vida no trânsito paulistano, um aumento de 5,3% em relação a 2006. Foram 736 pedestres, 281 motoristas e passageiros, 466 motociclistas e 83 ciclistas - para efeito de comparação, 4 mil soldados americanos morreram na guerra do Iraque ao longo de cinco anos de combate. Em todo o Reino Unido, morrem 8 pessoas por dia, por causa do trânsito. Em Nova York, 0,7.

Comparando 2006 com 2007, os motociclistas foram os mais penalizados, com um aumento no número de mortes na casa dos 22,5%. Já comparando o período entre 2004 e o ano passado, são os ciclistas que colecionam recordes. As mortes saltaram de 51 para 83, acréscimo de 62,7%.

Os dados fazem parte de um levantamento da Secretaria de Transportes, obtido com exclusividade pelo Estado, com base em laudos do Instituto Médico-Legal, boletins de ocorrência da Secretaria de Segurança Pública e relatórios de investigação de acidentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de 2007. É uma das mais completas radiografias já publicadas sobre quem morre, como morre, onde morre, quando morre e por quê. Esses dados e as informações referentes a 2008 não foram divulgados oficialmente porque, segundo um funcionário do órgão, "não são favoráveis".

Quem se recusa a divulgar os dados, porém, se esquece de que tais números poderiam ajudar a discutir projetos para melhorar os índices e criar programas para conscientizar a população. Se esquece que tais estatísticas frias e didáticas significam na verdade histórias de acidentes trágicos, vidas interrompidas bruscamente, sonhos desfeitos. Como os de Luciano Romão, de 27 anos, que havia acabado de concluir o 1º semestre da faculdade de Administração e comprar um apartamento no Campo Limpo. Na noite de 5 de julho de 2007, morreu atropelado por um Voyage que passou no sinal vermelho.

Ou os de Fernanda Cristina Pignataro, de 19 anos, que sonhava tanto em virar jogadora profissional de futebol que já planejava se mudar para os Estados Unidos. No dia 4 de agosto de 2007, às 7h45, ela ia para o trabalho de moto quando um carro a fechou. Ela tentou desviar para a esquerda, mas seu capacete enganchou num caminhão que vinha em sentido contrário. Também morreu na hora. Já o ajudante-geral Francisco Marques da Silva, de 16 anos, acenava para seu amigo do outro lado da rua quando uma lotação o atropelou no dia 1º de fevereiro do ano passado na Avenida Raimundo Pereira da Magalhães, em Pirituba. Três números a mais nas estatísticas, três exemplos de histórias interrompidas pelo trânsito de São Paulo.

"Esconder os dados é simplesmente omissão e fere a democracia", diz Horácio Figueira, consultor de trânsito da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). "Isso precisa estar na internet. Temos de discutir mais essa guerra que acontece diariamente em São Paulo. Temos de mostrar para a sociedade que quem mata e morre no trânsito não são os marcianos, somos nós, eu, você, o pedestre que não olha o farol, o motociclista apressado, o condutor no celular."
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Fretado Zona Leste

20/09/2008 02:17:13 Metrô de São Paulo é o mais lotado do mundo, aponta estudo !20/09/2008 02:20:06 PREFEITURAS APOSTAM NO FRETAMENTO PARA O TRANSPORTE DE ESTUDANTES20/09/2008 02:19:11 Fretado Mídia20/09/2008 02:23:41 RAZÕES PARA DEIXAR O SEU CARRO EM CASA20/09/2008 02:25:23 SPVIAS lança a campanha “Atenção Motorista, Cansaço Mata!”

sábado, 20 de setembro de 2008

Fretado Zona Leste de SP


























Transito
Fretado é a melhor opção
Transporte Lotado


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Viaje com conforto, segurança e econômia em ônibus fretado.Saia do stress, vá ao trabalho de fretado, chegue descansado e no horário.



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EmpresaSomos uma empresa de ônibus que vem atuando a 17 anos no mercado, prestando serviços de transporte terrestre de passageiros. Nossa preocupação é manter atuante nossa competitividade no mercado, por isso buscamos sempre inovar, aperfeiçoando nosso sistema operacional e administrativo para obtermos a qualidade de serviço que você procura, com a vantagem de oferecer os preços mais acessíveis do mercado.Como nosso cliente, você poderá comprovar que nossa meta é não medir esforços para corresponder ou superar suas expectativas.Dê sua preferência para nosso atendimento e comprove que sua escolha pela nossa empresa, foi a melhor.Clique aqui e conheça a nossa frota.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

EMTU fiscalizará poluição emitida por ônibus a diesel





Acesse http://www.fretadozonaleste.com.br


EMTU fiscalizará poluição emitida por ônibus a diesel
O Estado de São Paulo 18/8/2008 - 15h48


Para reduzir a emissão de fumaça preta dos ônibus a diesel, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) lançou ontem o programa Conscientizar. O controle dos níveis de poluição será feito em mais de 20 mil coletivos regulares, fretados e escolares que operam na Grande São Paulo, Baixada Santista e região metropolitana de Campinas. Na primeira fase, os donos dos veículos serão orientados. A partir de outubro, os veículos reprovados no teste terão uma semana para se regularizar. Se não o fizerem, receberão multa de R$ 130 (ônibus fretado, escolar ou de empresa particular) ou R$ 340 (linhas regulares da EMTU), além de apreensão. Para a fiscalização, a EMTU comprou cinco opacímetros, que medem a poluição emitida pelos ônibus. O trabalho será feito por cinco equipes - três em São Paulo, uma no litoral e outra em Campinas, treinadas pela Cetesb. "Hoje, a fiscalização praticamente não existe. Com os equipamentos vamos avaliar a real situação da frota", disse o presidente da EMTU, José Ignácio de Almeida. As operações, segundo ele, serão permanentes. Em relação à frota da empresa, serão quatro visitas anuais às garagens. Os fretados poderão fazer o teste em 1 dos 13 bolsões de estacionamento espalhados pela capital e Grande São Paulo ou na sede da EMTU em São Bernardo do Campo. Em caso de denúncia, a EMTU aparecerá sem aviso na empresa.

Fretado Zona Leste

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SPVIAS lança a campanha “Atenção Motorista, Cansaço Mata!”



SPVIAS lança a campanha “Atenção Motorista, Cansaço Mata!”
Assessoria de Imprensa SPVIAS 14/8/2008 - 14h59

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Sonolência ao dirigir é um grave problema de segurança que pode causar acidentes. Dirigir excessivamente sem descanso diminui a oxigenação do organismo; causando perda de concentração e sono; que podem resultar em perda do controle do veículo e acidentes. Visando conscientizar motoristas e passageiros sobre a importância de dirigir descansado; a partir de 16 de agosto, a SPVIAS realizará a campanha “Atenção Motorista, Cansaço Mata”, na Rodovia Castello Branco (SP -280), km 198, no posto Rodoserv Sorriso, em Pardinho. A campanha será realizada todos os finais de semana, até o dia 09 de outubro. Aos sábados, o atendimento será das 8h às 12h e aos domingos, das 14h às 20h.Os usuários que passarem pelo local receberão orientações e materiais educativos, além de atendimento de saúde, como verificação do índice de massa corpórea e aferição da pressão arterial.Além disso, em todas as praças de pedágio da SPVIAS, balanças de pesagem e guinchos haverá distribuição de panfletos educativos da campanha.De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em março de 2008, entre 27% e 32% dos acidentes de trânsito no mundo são provocados por motoristas que dormem na direção. A sonolência diminui a capacidade de dirigir; afinal cada um possui a própria necessidade de descanso e sono. Normalmente, as pessoas dormem menos do que precisam devido ao excesso de horas trabalhadas ou por algum distúrbio do sono; e acreditam que podem controlar o sono utilizando artifícios como café, anfetaminas, ou música alta; porém o motorista pode cochilar sem perceber e causar um grave acidente. Dicas para combater o cansaço:- Antes de viajar procure dormir bem e descansar; - Evite dirigir mais que 8 horas por dia;- Planeje a viagem para evitar dirigir a noite;- Descanse 15 minutos a cada 2 horas de direção; - Durante a viagem consuma alimentos leves;- Evite viajar sozinho;- Reveze a direção com outro motorista;- Ao sentir-se cansado, pare em um local seguro e descanse;- Não utilize medicamentos que afetem os sentidos;- Não consuma bebidas alcoólicas.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Indicamos abaixo alguns Links relacionados, visando facilitar ao usuário de fretados a busca por linhas em todas as regiões.











fonte: http://www.fretadozonaleste.wordpress.com



Titulo
Descrição
Fretado Zona Sul
http://www.fretadozonasul.com.br/Temos linhas partindo de: Jardim Angela, Capão Redondo, Campo Limpo, Taboão da Serra, Raposo, Pq Residencial Cocaia, Grajaú,Cidade Dutra,Interlagos,Av Sabará, Socorro, Santo Amaro, João Dias INFORMAÇÕES: 9454.0675 / 9454.057
São Bernardo/Sumaré - ABC / Campinas
http://fretabus.cjb.net/Contato: http://fretabus.cjb.net Telefone: (19)2118-6336 (11)8372-7241 alziro.sobrinho@globo.com com Alziro ou (11)8372-7241 com Armando
Fretado Zona Leste
http://fretados.zip.net/Fretado
Faculdades (Itatiba/Bragança Paulista)
http://geocities.yahoo.com.br/fretamento/Faculdades (Itatiba/Bragança Paulista)
ITAQUA X BERRINE
http://http://inforum.insite.com.br/fretado-onibus/SIDNEI 7194 2704 - 8723 1310
Fretado Av Imperador
http://http://inforum.insite.com.br/fretados-zona-leste/Sidnei 7194 2704 8723 1310
ABC-LAPA ( São Bernardo do Campo-Santo André-São Caetano-Ipiranga-Cambuci-Pq Dom Pedro ll-República-
http://http://inforum.insite.com.br/zona-lesteBom dia, os interessados no itinerário ABC-LAPA ( São Bernardo do Campo-Santo André-São Caetano-Ipiranga-Cambuci-Pq Dom Pedro ll-República-Santa Cecília-Mal.Deodoro-Barra Funda-Água Branca-Lapa) Ligacaotransporte@bol.com.br ou pelos telefones 43417164/9
FRETADO - IV Centenário / Av. Paulista
http://http://www.anunciosbrasil.com.br/sao_paulo_sao_paulo_zona_leste_sapopemba_lojas_servicos_fretado_iv_centenario_av_paulista-o231-en.htmlDescrição: Não deixe esta oportunidade passar despercebida;ÔNIBUS FRETADO é uma das melhores formas (custo benefício)de transporte para ir ao trabalho !Vc vai e volta descansando; aproveita o trajeto para ler; relaxar; fazer amigos; etc. Reserve já
Zona Sul
http://http://www.fretadozonasul.com.br/index2.htmLinha 1 - T. da Serra X Alphaville Empresa Contratada: MEDEIROS TURISMO Coordenador: DIORLANDO Tels. para contato: 9454-0675 / 5892-4256 / 5894-7135 Linha 1A - C. Limpo X Alphaville Empresa Contratada: MEDEIROS TURISMO Coordenador: DIORLANDO Tels
Associações AEBS - Associação dos Executivos da Baixada Santista
http://http://www.uebs.com.br/http://www.uebs.com.br/
Zona Leste x Santos
http://inforum.insite.com.br/25758Fretado para SANTOS saida da ZONA LESTE.Informações (11)6499 7092,7113 8561 ou samaraturismo@hotmail.com SSANTOS saida da ZONA LESTE.Informações (11)6499 7092,7113 8561 ou samaraturismo@hotmail.com
Fretado Ribeirão Pires - Cenesp
http://inforum.insite.com.br/38440/Fórum destinado aos usuários ou pessoas interessadas em transporte fretado entre o ABC e SP (CENESP
Fretado Cotia, UNIBAN, UNIFIEO, UNIP, SÃO JUDAS
http://inforum.insite.com.br/38873/Serviço de transporte universitário leva e traz, saindo de Cotia p/ UNIBAN, UNIFIEO, UNIP JAGUARÉ, UNIV.SÃO JUDAS (CAMP. BUTANTÃ) Contato com Marcelo 11 71539758
ÔNIBUS FRETADO ZONA NORTE (PERTO GUARULHOS) para ZONA SUL.
http://inforum.insite.com.br/46464/Início 05:50hs (am) no largo do Jaçanã (Divisa com Guarulhos) seguindo pela Av. Guapira até o metrô Tucuruvi (06:00hs), Sezefredo Fagundes, Maria Amália Lopes de Azevedo, Santa Inês 06:20hs (somente no pedaço que fica entre a subida de quem vem do horto f
Fretado Valinhos X São Paulo
http://inforum.insite.com.br/49039/Vagas Van- Valinhos-Vinhedo- São Paulo, saímos às 06:00 de Valinhos saindo de Vinhedo às 06:40. Chegamos às 07:55 no centro de São Paulo, indo depois até o Ipiranga. Na volta estamos chegando em Vinhedo às 18:55 e em Valinhos até às 19:25 hs. Interessados
Fretado ZN para Shopping Villa Lobos
http://inforum.insite.com.br/62400/Busca descobrir linhas de fretado que atendam a região do Tremembé, Santana e do Shopping Villa Lobos na Av. das Nações Unidas, 4777
ônibus fretado VGP Cotia SP-1141581105
http://inforum.insite.com.br/63641/ônibus fretado VGP Cotia SP-1141581105.Ônibus fretado saindo da cidade de Vargem Grande Paulista (05:30), pela Rod. Raposo Tavares, passando por Cotia, Granja Viana, segue Raposo Tavares até Consolação (Av. Paulista) (07:25)), Centro, Barra Funda. Na volt
. FRETADO RAPOSO TAVARES ATÉ BARRA FUNDA 11 41581105.
http://inforum.insite.com.br/63954/ÔN IBUS FRETADO, DA EMPRESA MATA VERDE TURISMO, SAINDO DE V.G. PAULISTA (KM 46) ÀS 05:30 DA MANHÃ, PASSANDO PELA RAPOSO TAVARES, JD. EUROPA, SANTO AFONSO, PAYSAGES, MONT SERRAT, TIJUCO PRETO, SEGUE PARA COTIA, GRANJA VIANA, SP ATÉ CONSOLAÇÃO (AV. PAULISTA
cidade de Vargem Grande Paulista
http://inforum.insite.com.br/64977/Ônibus fretado saindo da cidade de Vargem Grande Paulista (05:30), pela Rod. Raposo Tavares, passando por Cotia, Granja Viana, segue Raposo Tavares até Consolação (Av. Paulista) (07:25)), Centro, Barra Funda. Na volta, sai da Barra Funda às 17:30, fazend
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FRETADO VINHEDO X SAO PAULO
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PRECISANDO DE FRETADO PARA ALPHAVILLE TEMOS A SOLUÇAO.
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fretado-campinas-x-sao-paulo
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ITAQUA X BERRINE
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FRETADO ZONA LESTE
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http://mveigaf.sites.uol.com.br/Fretamento Santos - SP - USP para estudantes e executivos que moram em Santos e estudam e trabalham em São Paulo. Este ônibus passa pelo metrô Jabaquara,Conceição,Av.Bandeirantes, Marginal Pinheiros, Ponte Cidade Jardim,Ponte Eusébio Matoso e Ponte do
COHAB 1 - ITAIM BIBI
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Linhas de São Paulo para Campinas
http://usplinhas.sites.uol.com.br/AGUIA7.htmlLinhas de São Paulo para Campinas
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Fretado Alphaville
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robson APSM - Associação de passageiros de São Mateus
http://www.meiodia.com.br/
Fretado Alphaville
http://www.nunesturismo.com.br/Fretado Alphaville
Fretado Paulina
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FRETADO SANTO ANDRÉ - SÃO BERNARDO DO CAMPO - VILA OLÍMPIA
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Fretado Zona Sul
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Perguntas e Respostas




www.fretadozonaleste.com.br

1)- O que é fretado?
R: Fretado é um ônibus de padrão rodoviário que tem como finalidade o transporte de passageiros para o trabalho, viagens, etc.

2)- O que é fretamento?
R: Fretamento é o ato de transportar passageiros ou cargas em veículos de transportes.

3)- O que é frete?
R: Frete é um valor pago pelos passageiros para o uso do fretado.

4)- Como posso fretar um ônibus?
R: Você terá que entrar em contato com uma empresa de ônibus fretado que gerencia fretados e assim contratar seus serviços.

5)- O que é necessário para ser passageiro de um fretado?
R: Se você encontrou no site uma linha que satisfaça suas necessidades do local e horário é só se cadastrar.

6)- O que é necessário para contratar uma nova linha?
R: Cadastrar-se no site e ter pelo menos vinte pessoas interessadas pelo mesmo roteiro e horários.

UTILIZAÇÃO DE ÔNIBUS POR FRETAMENTO DIMINUI A POLUIÇÃO DOS GRANDES CENTROS





Apenas 7 veículos não passaram na inspeção ambiental da frota de 2.121 ônibus por fretamento, realizada pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. Levantamento foi feito entre os meses maio e novembro de 2007. Muitas pessoas acreditam que os vilões da poluição atmosférica nas grandes cidades são veículos de grande porte, entre eles ônibus e caminhões.
Na cidade de São Paulo, parece que a premissa, de agora em diante, será diferente. De acordo com Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, dos 2.121 ônibus fretados vistoriados em 2007, 2.114 foram aprovados. Apenas 7 foram reprovados, o que equivale a menos de 0,5% da frota de ônibus de fretamento.Segundo Jorge Miguel dos Santos, diretor executivo do Transfretur e assessor da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, essa é a comprovação que a utilização dos ônibus por fretamento pela população contribui para a preservação do meio ambiente.“É lógico que estamos falando da frota regularizada. Não buscamos culpar um ou outro que mais polui a cidade e sim elucidar a população em geral. É necessário que o ônibus esteja com a sua parte mecânica em ordem para que não traga prejuízos à cidade e, conseqüentemente, ao ar que respiramos”, explica Santos.Para Santos, a utilização do transporte coletivo, seja ele público ou fretado, sobre rodas ou trilhos, em detrimento do individual, além de contribuir para a diminuição da emissão de gases danosos à camada de ozônio, ainda possibilita maior fluidez no trânsito nos grandes centros urbanos. “É comprovado que um ônibus retira mais de 15 carros da rua. Quanto menor o número de veículos no trânsito, menos poluição e mais conforto na locomoção”.Segundo Santos, a FRESP e o Transfretur têm se preocupado em orientar os empresários do setor para manter seus veículos em bom estado, operando dentro dos padrões permitidos por lei para não agravar mais a situação do meio ambiente e não comprometer a segurança e a saúde da população. Nas frotas das empresas regularizadas, periodicamente é realizado esse controle de emissão de gases. Para Jorge Miguel, o resultado positivo do balanço só comprova a conscientização do segmento.Santos comenta, que de quatro em quatro meses é medida a emissão de CO2 nas próprias garagens das empresas, com o opacímetro – equipamento montado no escapamento do veículo para medir a qualidade da fumaça emitida. “Sabemos, que é caracterizado como crime ambiental, a opacidade fora dos parâmetros estabelecidos na Resolução do CONAMA nº 251 de 1999, e diante disso, nossos veículos buscam estar sempre em perfeitas condições”, conclui.Dicas para uma contratação segura:·Sempre que solicitar um serviço de fretamento, exija a autorização do órgão público regulamentador do serviço.·Verifique no site www.antt.gov.br, se a contratada é cadastrada na ANTT – Agência Nacional dos Transportes Terrestres (para viagens interestaduais); EMTU – www.emtu.sp.gov.br (para viagens metropolitanas em São Paulo); e a ARTESP - www.artesp.sp.gov.br (para viagens intermunicipais fora de área metropolitana).·O transporte clandestino não oferece nem direitos nem garantias pelo serviço contratado.·Desconfie de preços muito baixos. Nesses casos, confirme se a fretadora está devidamente regulamentada.·Não contrate empresas que terceirizem o serviço.

RAZÕES PARA DEIXAR O SEU CARRO EM CASA

Quando foi a última vez que tiramos o nosso carro da garagem e conseguimos transitar nas ruas e avenidas dos grandes centros urbanos sem trânsito? Será que somos capazes de lembrar quando foi a última vez que tiramos o nosso carro da garagem e conseguimos transitar nas ruas e avenidas dos grandes centros urbanos sem trânsito ou grandes congestionamentos? Com exceção dos finais de semana e feriados, e olhe lá. É parece meio difícil de obter uma rápida resposta.A cada dia, mais motoristas são obrigados a deixar o carro em casa. Muitas vezes, por imposições, como o rodízio de veículos nos grandes centros urbanos, sem a ação, seria impossível trafegar nas cidades onde é pesado o número de veículos a engarrafar o trânsito. Ou ainda por razões sociais e ambientais, como o “Dia Mundial Sem Carro”, que ocorreu em 22 de setembro em todo o mundo, vislumbrando a diminuição da poluição.Quando saímos mais cedo de casa, ao volante de nossos automóveis, já sabemos de antemão que retornaremos mais tarde, e com isso nos ausentaremos do convívio familiar por mais tempo; teremos mais desgaste físico ou emocional, dentre outros fatores.Na verdade, essas são algumas características que já fazem parte da vida dos moradores dos grandes centros, os quais optam pela utilização do transporte particular para não fazer uso do público, que também apresenta condições precárias e é indisponível para todos.Só o Metrô de São Paulo transporta diariamente mais de 3 milhões de usuários nos dias úteis. Usar os veículos particulares, embora comprometa muito o tráfego ainda colabora para amenizar a situação caótica dos metrôs e dos coletivos comuns, já que seria impossível a utilização desse tipo de transporte para todos. É notório que não atendem com comodidade a demanda dos usuários existentes.O que fazer se usar os coletivos tradicionais ou trafegar com o carro particular está cada vez mais difícil? Se formos usar transporte público ficamos à mercê de diversos fatores negativos, como os atrasos, hiper-lotação, desconforto, entre outras coisas. E para dirigir nossos próprios veículos, precisamos estar atentos à segurança; aos estacionamentos, que estão cada vez mais caros; o aumento gradual do combustível; o desgaste natural do veículo ou induzido pelas más condições das vias. Ainda temos que nos preocupar com as possíveis infrações de trânsito.É nesse panorama de degradação do transporte público, talvez pela falta de verbas suficientes para a melhoria, e da dificuldade em dirigir nossos próprios carros, que estes deverão cada vez mais fazer jus ao nome: carro de passeio.A saída é a utilização do transporte por fretamento, seja por pessoa física ou jurídica. Ao contrário do sistema público, o fretamento é um serviço privado que opera segundo as leis e normas vigentes de operação e segurança, ditadas por cinco órgãos diferentes de legislação e fiscalização. Nos grandes centros urbanos, o aumento crescente de problemas no trânsito e a precariedade do transporte público consolidam, cada vez mais, esse tipo de transporte como um serviço indispensável. Só na cidade de São Paulo, o serviço de transporte de passageiros por ônibus de fretamento já transporta, 560 mil pessoas diariamente.O fretamento para o transporte de passageiros surgiu no final da década de 50, no ABC paulista, fomentado pela forte industrialização da região. O fretamento é destinado à condução de grupo definido de pessoas, com contrato específico, sem cobrança individual de passagens, em duas modalidades: Fretamento contínuo que serve, principalmente, ao transporte de passageiros para indústrias, shoppings centers, executivos, escolas, universidades e zona rural, é prestado a pessoas jurídicas, para um número preestabelecido de viagens. Já o Fretamento eventual, pode ser contratado por pessoas ou grupos para a realização de uma viagem com finalidade específica ou turística como excursões, turismo, traslados entre hotéis e aeroportos, city tours, passeios culturais, dentre outros eventos.Nos dias atuais, o transporte de passageiros por fretamento tornou-se uma alternativa indispensável para os habitantes das grandes metrópoles seja em rotas curtas de trabalho e estudo ou nas viagens de turismo.Se formos comparar a comodidade, a tranqüilidade e a segurança oferecidas pelo transporte por fretamento em relação aos outros meios, vamos constatar que o mais viável é deixar carro em casa, já que carros nos grandes centros são realmente veículos de passeio.* Silvio Tamelini, é formado em Relações Públicas e Administração, empresário no ramo de transporte de passageiros e presidente do Transfretur – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros e para Turismo de São Paulo e Região (www.transfretur.org.br ) e-mail: linktransfretur@linkportal.com.br

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

É TEMPO DE NEGOCIAR O TRANSPORTE COMO BENEFÍCIO AO TRABALHADOR





Com a insuficiência do transporte público, o fretamento, como modalidade de transporte de funcionários,entra como discussão nas categorias profissionais.
Para a Regina Rocha, assessora jurídica da FRESP, é tempo de repensar a disponibilidade do fretamento aos colaboradores. Segundo dados do DIEESE, 32% das categorias sindicais têm reajustes no mês de maio. Foi-se o tempo, que em época de negociação salarial, os sindicatos só reivindicavam melhores salários. Hoje, os benefícios também fazem parte do acordo e das convenções trabalhistas.As áreas de Recursos Humanos sabem que o pacote de benefícios oferecido pelas empresas é fundamental para reter talentos e aumentar a produtividade dos colaboradores, por isso se preocupam em criar alternativas que agradem os funcionários e mostre uma boa imagem da companhia no mercado.Pesquisa recente do Great Places to Work Institute demonstra a produtividade nas empresas analisadas aumenta em 30% quando adotadas políticas de benefícios corretas. Entre eles, os mais comuns nas empresas brasileiras são: plano de assistência médica;restaurante para os funcionários ou vale-refeição; e transporte em ônibus de fretamento para quem mora em locais distantes ou vale-transporte para quem mora perto.O estudo demonstra que 99% das empresas pesquisadas oferecem algum tipo de assistência médica. Quase a totalidade concede algum tipo de auxílio alimentação. Mas quando se trata do transporte de funcionários, o benefício oferecido por apenas 52% das organizações.Única modalidade de transporte coletivo que tem crescido nos últimos anos, o fretamento tem aprovação de 97% de seus usuários e, em muitos casos, já faz parte da pauta de reivindicações das principais categorias profissionais.AbsenteísmoUma das maiores causas de absenteísmo ao trabalho é a falta de transporte coletivo de qualidade nos grandes centros urbanos, seja pela escassez de linhas regulares, seja pela superlotação dos veículos existentes. Muitas empresas preferem transferir a responsabilidade do traslado ao trabalho para o colaborador e esse último culpa o transporte coletivo por seus atrasos e faltas.Para Regina Rocha, assessora jurídica da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (FRESP), com a insuficiência dos transportes públicos, prover o quadro de funcionário com o serviço de ônibus por fretamento é de suma importância para que o funcionário possa deslocar-se ao seu local de trabalho com mais tranqüilidade e desempenhar bem as suas funções e, conseqüentemente, contribuir para o desenvolvimento da empresa como um todo.Ir para o trabalho deitado em uma poltrona ergonômica, lendo o jornal, ouvindo música, assistindo filmes ou fazendo amigos é a realidade de profissionais das empresas que adotaram transporte por fretamento. “O usuário do ônibus de fretamento dispõe de mais qualidade de vida por causa do conforto disponibilizado nas viagens”, revela Regina Rocha. Alguns passageiros chegam a apontar outros fatores da comodidade do serviço: chegar com as roupas intactas, ter melhor disposição para iniciar o dia e sair com pique para realizar tarefas após o expediente.Para as empresas contratantes, o fretamento significa aumento de produtividade, pontualidade, qualidade, rapidez, comprometimento e comparecimento efetivo do funcionário, mesmo em caso de greves ou problemas no sistema público. Já para o colaborador, o serviço é sinônimo de conforto, higiene, comodidade, melhoria da qualidade de vida, elevação da auto-estima e agilidade, economia de tempo de deslocamento e mais tempo com a família e amigos.Mais informações no site da FRESP (www.fresp.org.br) ou pelo telefone 0800 773 20 60.Dicas para uma contratação segura:Sempre que solicitar um serviço de fretamento, exija a autorização do órgão público regulamentador do serviço.Verifique no site www.antt.gov.br, se a contratada é cadastrada na ANTT – Agência Nacional dos Transportes Terrestres (para viagens interestaduais); EMTU – www.emtu.sp.gov.br (para viagens metropolitanas em São Paulo); e a ARTESP - www.artesp.sp.gov.br (para viagens intermunicipais fora de área metropolitana).O transporte clandestino não oferece nem direitos nem garantias pelo serviço contratado.Desconfie de preços muito baixos. Nesses casos, confirme se a fretadora está devidamente regulamentada.Não contrate empresas que terceirizem o serviço.

FALTA DE MOBILIDADE EM SÃO PAULO É TEMA PARA DEBATE ENTRE ESPECIALISTAS


Mobilidade em São Paulo é o tema dos debates do I Fórum de Debates sobre Trânsito e Transportes, promovido pelo TRANSFRETUR, que acontece em 25 de junho de 2008, no Novotel Jaraguá, com a presença confirmada do jornalista Milton Young.









A movimentação adequada de pessoas e cargas é condição básica de qualquer economia que busca o crescimento sustentado. Sem a livre circulação de mercadorias a indústria não produz, o comércio não vende, e sem a circulação de pessoas não é possível trabalhar e consumir produtos e serviços.A mobilidade é fator estratégico de sobrevivência de qualquer sociedade e as soluções, de curto, médio e longo prazos - para amenizar e resolver o trânsito em São Paulo, já são conhecidas e foram apresentadas por diversos especialistas e amplamente divulgadas pela imprensa.Mas, de fato poucas foram implantadas ou sequer foram avaliadas. A dimensão do problema não nos permite esperar mais. Quilômetros de congestionamentos significam mais investimentos do setor público e para o setor privado, significativas perdas de receita e custos adicionais numa equação que resulta em aumento do custo de vida de todos os cidadãos além de inviabilizar a cidade.O I Fórum de Debates Sobre Trânsito e Transporte tem como objetivo é apresentar as diversas soluções e discutir junto com o poder público como implantá-las, além da criação do “Movimento São Paulo não vai parar” que acompanhará as ações e discussões sobre o tema envolvendo o poder público e a sociedade.Painéis:São Paulo está parando - Mostrará a situação atual, um quadro abrangente listando todas as dificuldades da mobilidade e principalmente os custos adicionais gerados pela desorganização e falta de planejamento sobre o trânsito e o transporte de pessoas e de carga. As palestras terão duração de 40 minutos com mais 20 minutos para debates.São Paulo não pode parar - Espaço aberto para os setores de carga e de transporte de passageiros público e privado apresentarem suas propostas para a melhoria do trânsito e transporte. Cada um dos setores poderá apresentar um projeto que contribua para a melhoria do trânsito ou ainda mostrar suas dificuldades e facilidades em se adequar às diversas alternativas propostas pelos técnicos e pelo poder público.O painel terá duração de 100 minutos. Cada setor terá 20 minutos para exposição e mais 20 minutos para perguntas e respostas para esclarecimentos. A expectativa é que 4 setores apresentem suas propostas.São Paulo não vai parar – O objetivo é apresentar as principais alternativas propostas pelos setores de transporte, pelo setor público e pelos técnicos e avaliar as possibilidades de implantação e eficácia, numa discussão pró-ativa sempre tendo como meta encontrar soluções adequadas e viáveis para a sociedade.Um especialista em trânsito fará uma explanação de forma resumida de todas as alternativas apresentadas e outras sugeridas por especialistas, que servirá de base para o debate entre os setores envolvidos. O debate será mediado por jornalista Milton Yung, âncora da rádio CBN São Paulo.SERVIÇO: I FÓRUM DE DEBATES SOBRE TRÂNSITO E TRANSPORTE Mediador: Milton YoungData: 25 de junho de 2008Local: Novotel JaraguáEndereço: rua Martins Fontes, nº 71




































EMPREGO: FALTAM MOTORISTAS PARA O SETOR DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS


Segundo Silvio Tamelini, presidente da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, o aquecimento das vagas de emprego da região Sudeste reflete-se na falta mão-de-obra no setor de fretamento.




O Estado de São Paulo sempre foi tido como referência de campo de trabalho no País. Com o aquecimento econômico da região, os números do IBGE já indicam que taxa de desemprego em São Paulo caiu para 8,6%, quase 3 pontos percentuais a menos do que no mesmo período de 2007, quando o índice havia sido de 11,2%. No entanto, o setor de transporte de passageiros ainda enfrenta a escassez de mão-de-obra na função de motorista, como indica a FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo. “O setor de transporte de pessoas por fretamento tem enfrentado escassez. A carência é indicada pelas próprias empresas, que têm dificuldade na contratação e retenção de pessoas”, explica Silvio Tamelini, presidente da FRESP. Para Gilberto Braz, vice-presidente do Sindifretur - Sindicato dos Empregados em Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento da Grande São Paulo e Região, a vantagem do emprego no setor de fretamento pode ser medida em relação ao público para qual o serviço é prestado, bem como às horas trabalhadas por cada motorista. “Mesmo ganhando um pouco menos do que os motoristas do transporte coletivo público muitos preferem o fretamento devido ao público ao qual eles atendem.”Segundo o site do Sindifretur, o piso salarial de um motorista de ônibus é de R$ 1.053,00 (hum mil e cinqüenta e três reais). Para Tamelini, presidente da FRESP é uma boa oportunidade para os profissionais que buscam uma nova qualificação profissional e ainda alerta quanto aos benefícios que as empresas de transporte de passageiros por fretamento disponibilizam aos seus colaboradores. “Os funcionários recebem outros benefícios, como o auxílio-refeição nos serviços de fretamento eventual; convênios médicos; e vinte diárias de trabalho, sem necessariamente estar dirigindo; comissão de viagens; diversos treinamentos de capacitação que possibilitam um melhor desempenho de suas funções no dia-a-dia, e são contratados no regime CLT. O que dá mais segurança se o empregado quiser sair da empresa ou ainda em caso de demissão”, ressalta.A contratação de motorista começa com a idade mínima de 21 anos. A orientação do Sinditur quanto aos interessados em trabalhar no ramo é a dedicação à profissão de motorista. “Que o interessado na área de transporte por fretamento tenha vontade e dedicação à profissão”.Quanto ao preparo, Braz indica que o interessado faça os cursos preparatórios para motoristas de ônibus, chamado de Curso de Transporte de Passageiros nas escolas do SEST/SENAT para obter o diploma ou ainda procure por escolas ou institutos particulares que disponibilizem o curso.Um dos diferenciais do setor de fretamento é o treinamento que os profissionais recebem para a condução do ônibus e também o dia-a-dia com as pessoas. “Não são admitidas nem as frenagens bruscas dos veículos para não incomodar os passageiros.”, aponta Braz. O setor de transporte de passageiros por fretamento movimenta no Estado de São Paulo 3 bilhões de reais, e ainda emprega, somando motoristas e pessoal das áreas administrativas, mais de 16 mil pessoas.

PREFEITURAS APOSTAM NO FRETAMENTO PARA O TRANSPORTE DE ESTUDANTES


Prefeituras de municípios do Estado de São Paulo fazem o transporte de alunos utilizando os serviços dos ônibus por fretamento. Para Regina Rocha diretora executiva da FRESP, o setor, que transporta mais de 600 mil pessoas por dia, também faz a diferença para milhares de alunos. A modalidade de transporte por fretamento vem servindo várias prefeituras dos municípios do Estado de São Paulo.
A prefeitura municipal de Jaboticabal, por exemplo, disponibiliza o transporte por fretamento para mais de 1.000 estudantes de curso superior da região, que vão estudar em faculdades localizadas nas cidades de Araraquara, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Taquaritinga e Barretos e para as crianças que se deslocam da zona rural para estudar nas escolas da cidade. Em Cubatão, na Baixada Santista, o atendimento de toda rede escolar é feito com ônibus de fretamento, inclusive, com veículos adaptados para os alunos especiais da APAE. Como explicou Luiz Paulo Costa, chefe do Serviço de Bolsas e Passes da Secretaria da Educação: “O transporte dos escolares já é considerado irreversível, até para evitar situações como a de uma criança atropelada e morta ao ir para a escola a pé, porque seus pais haviam usado o passe escolar como moeda de troca, complementando recursos familiares.” Já a prefeitura de Osasco, município localizado a 16 km da Capital, disponibiliza o transporte por fretamento para os alunos da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental que moram nas periferias da cidade e percorrem longos trajetos para chegar às escolas. “O transporte por fretamento passou a ser utilizado em Osasco no final do ano de 2006. Era uma dificuldade que a cidade apresentava há muito tempo, pois as crianças que moravam nos bairros mais distantes precisavam de um transporte digno para trazê-las às escolas.”, conta Luciano Jurcovichi, secretário de Serviços Municipais de Osasco. Segundo Jurcovichi, as crianças de Osasco são transportadas de suas casas até as escolas e depois entregues em segurança para seus pais. “Sabemos da responsabilidade do transporte de passageiros e de crianças exige mais cautela ainda, então os veículos que fazem o transporte são todos regularizados e passam pela vistoria técnica, todos têm autorização para circulação.” Jurcovichi comenta sobre a importância da licitação para a correta contratação das empresas de transporte e evitar a contratação de empresas agem da irregularidade. “O processo de licitação foi um pouco demorado, pois é muito complexo. O transporte de passageiros, requer exigências e tínhamos que ter empresas lícitas, com os documentos corretos, na concorrência.” As prefeituras salientam as vantagens de disponibilizar o transporte por fretamento é um fator que inibe a evasão escolar. Os benefícios são o conforto para as crianças irem à escola, a diminuição nas faltas e até para os pais, que têm mais segurança para mandar seus filhos às aulas, com a comodidade de não precisar levar e buscar. Para Regina Rocha, diretora executiva da FRESP, o cuidado nos atos de licitação e contratação, como na prefeitura de Osasco, Cubatão, Jaboticabal e outras, é que vão garantir a qualidade da prestação de serviço à população e conseqüentemente minimizar a ação das empresas ilegais. ”São ações como dessas prefeituras, de apresentar um transporte com segurança e qualidade aos seus munícipes, que ajudará na repressão das empresas irregulares. Ao fecharem o cerco e não contratarem empresas que atuam na irregularidade, esses municípios dão exemplo para as demais prefeituras.” Dicas para uma contratação segura:· Sempre que solicitar um serviço de fretamento, exija a autorização do órgão público regulamentador do serviço.· Verifique no site www.antt.gov.br, se a contratada é cadastrada na ANTT – Agência Nacional dos Transportes Terrestres (para viagens interestaduais); EMTU – www.emtu.sp.gov.br (para viagens metropolitanas em São Paulo); e a ARTESP - www.artesp.sp.gov.br (para viagens intermunicipais fora de área metropolitana).· O transporte clandestino não oferece nem direitos nem garantias pelo serviço contratado.· Desconfie de preços muito baixos. Nesses casos, confirme se a empresa está devidamente regulamentada.· Não contrate empresas que terceirizem o serviço.

Fretado Mídia

Ônibus fretado: uma ótima opção de transporte
Ônibus fretado já transporta 600 mil por dia
ÔNIBUS FRETADO TIRA 15 CARROS DA RUA
Fretados na mira
Ônibus especiais tentam fazer os passageiros esquecer o caótico trânsito de São Paulo
Ônibus fretado pode ser uma ótima opção de transporte
Alternativas para o trânsito

Metrô de São Paulo é o mais lotado do mundo, aponta estudo !


Metrô de São Paulo é o mais lotado do mundo, aponta estudo !

SÃO PAULO - A cidade de São Paulo tem o metrô mais superlotado do mundo. A marca foi alcançada este ano, segundo a Comunidade de Metrôs (CoMET, na sigla em inglês), organização que reúne os 11 principais sistemas de transporte sobre trilhos no mundo


Atualmente, a Companhia do Metropolitano de São Paulo transporta 10 milhões de passageiros por km de linha, ante os 8,6 milhões registrados em Moscou, na Rússia. Em terceiro aparece Xangai, na China, com 7 milhões de pessoas para cada km de trilhos.A superlotação no metrô de São Paulo pode ser explicada por dois fatores. De um lado, houve acréscimo de 750 mil passageiros por dia, observado pelos técnicos estaduais desde a adesão ao bilhete único, em 2006. Só a Linha 3-Vermelha, a mais movimentada, ganhou, em média, 70 mil novos passageiros por dia. Nos horários de pico, os vagões passaram a receber até 8,6 passageiros por m2 - o limite “suportável” é de 6 pessoas por m2, segundo padrões internacionais. Por segurança, a companhia reduziu em 10% a velocidade média das composições, elevando em até 4 minutos o tempo de viagem.O outro aspecto que ajuda a entender a superlotação é o tamanho da rede - a menor entre as 11 maiores do mundo. Os 11 milhões de habitantes de São Paulo têm à disposição 61,3 km de linhas. Com 5,5 milhões de moradores, Santiago, no Chile, oferece 83,2 km. Detalhe: os dois sistemas começaram a ser construídos praticamente juntos, na década de 1970.Embora o Metrô tenha aumentado em 35% a oferta de lugares na última década, segundo dados da pesquisa Origem-Destino (OD) divulgada sexta-feira, o ritmo de expansão ainda é lento. De 1974, ano em que foi inaugurado, até 2007, o Metrô de São Paulo avançou 1,5 km ao ano. Mesmo se os planos do governo do Estado se concretizarem, a capital paulista deverá ter 80,5 km de linhas até 2010.
Nova York, metrópole que possui o mais extenso metrô do mundo, tem 479 km. “O Metrô foi asfixiado pela demanda”, avalia o engenheiro Telmo Giolito Porto, professor do Departamento de Transportes da Escola Politécnica da USP. “Mas acredito que a compra de equipamentos modernos, a expansão da rede e os investimentos na CPTM possam pelo menos aliviar essa pressão”. As informações são do "Jornal da Tarde".


População sofre com superlotação em ônibus e metrô em SP

fontes : http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/08/metro_de_sp_e_o_mais_lotado_do_mundo_afirma_comet_1710137.html